quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coelhos

Atualmente Pet não se resume somente a cães e gatos, uma espécie que vem tendo preferência são os coelhos que devidamente tratados podem alcançar até 10 anos de vida.
Vão algumas dicas, para manter seu amiguinho saudável:





Alimentação - Eles são herbívoros, ou seja, se alimentam de gramíneas, raízes e grãos, há no mercado rações já balanceadas e apropriadas para coelhos, porém não se deve alimentá-los estritamente com a ração, eles necessitam de verduras, preferencialmente a de coloração verde escuro, não sendo recomendado administrar alface, pois suas folhas contem muita água e pode acarretar diarreia em seu animal, até das verduras, podem ser dados legumes, como cenoura e beterraba, por exemplo, e também frutas, dentre elas a maçã. Obs.: Mantenha sempre a água limpa e fresca, e a disposição.



Instalações - tenha uma gaiola apropriada para coelhos de ferro galvanizado para quando não esteja sob a supervisão de uma pessoa ele seja mantido para sua própria segurança, pois se ficarem soltos dentro de casa, no chão, podem roer os fios dos eletrodomésticos, podendo levar um choque e morrendo por eletrocussão. Também tenha dentro dessa gaiola uma caixinha de madeira para que ele possa entrar e se sentir seguro protegido. Mantenha a gaiola suspensa, porque normalmente o fundo é gradeado, justamente para não haver um acúmulo de fezes e nem urina, para que não fique em contato com a pele, podendo ocasionar doenças de pele ou verminose.




Saúde - ele deve ser vermifugado a cada seis meses com vermífugo apropriado e de acordo com seu peso, portanto procura a orientação do seu medico veterinário. às vezes eles podem se acometidos por sarna que se apresenta normalmente por presença de crostas na orelha, provocando coceira e as orelhas ficam pendentes, podendo se alastrar para a cabeça e o focinho e que se não tratada devidamente, em estágio avançado, pode levar á morte.





Raças - Existem aproximadamente 100 raças de coelhos já domesticados desde raças mini(alcançam em torno de um e meio a dois quilos) raças médias(de três a quatro quilos) e raças gigantes( de quatro quilos e meio a sete quilos, podendo alcançar até oito). Há pelagens de várias cores e tamanhos como pelo curto, longo e semi-longo e também há coelho com orelhas grandes, pequenas ou caídas.







Portanto, mantendo-se higiene, uma boa nutrição e um ambiente calmo você terá um companheiro por muito tempo, agradável de se conviver, dócil e companheiro. Se você já é proprietário de um desses bichinhos, parabéns e curta seu animalzinho.






Visite também nosso site: http://fatudo.wix.com/veterinaria

Uma boa tarde!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Como escolher seu novo filhote

Antes de mais nada pergunte a você mesmo se terá tempo disponível para tratar do seu novo amigo, alimentando em horários regulares, fazer a higienização correta no ambiente, tempo para se dedicar a interação ao seu novo animalzinho.
Observe o espaço na sua casa disponível onde ele irá passar a maior parte do tempo, assim você saberá o tamanho e a espécie que você irá adquirir. Em um ambiente como um apartamento por exemplo, não seria um local adequado, para se manter um cão de grande porte ou gigante, como por exemplo, um labrador ou um dogue alemão; sendo esse ambiente mais adequado para cães de pequeno porte, gatos, aves, peixes, répteis, anfíbios e roedores ( OBS.: atentando também para o grau de vocalização, para que não incomode seus vizinhos); por isso procure informações sobre a aptidão, grau de atividade, hábitos alimentares e comportamentais e, peculiaridades da espécie escolhida, também procure saber quais são os cuidados de saúde necessários, para manter seu amigo saudável; por meios de literatura, internet, conversas com profissionais da área veterinária e logistas.



Não haja por impulso, pondere antes de dar este passo em sua vida, pois os  animais não são brinquedo, nem objetos descartáveis que quando você se cansa, joga fora.
Respondidas essas questões e escolhido qual será seu novo amigo, procure adquiri-los em locais idôneos que lhe informe a procedência do animalzinho, lhe dê garantias e se responsabilize por alguma doença pré existente e que também possa lhe dar informações de manejos. Cuidado com pessoas sem escrúpulos e que só querem se aproveitar dos animais para proveito próprio, não importando de utilizarem artifícios para iludibriá-lo e vender-lhe animais doentes, parasitados, com desvio de comportamento e, que uma vez adquiridos você ficará a sua própria sorte.



Também não se esqueça de que as outras pessoas da casa precisam estar de acordo em adquirir este animal, pois poderá trazer problemas tanto para ele quanto para você.
Agora vá e adquira aquele que poderá ser seu melhor amigo incondicional, aproveite cada momento com ele pois com certeza ele sempre estará ao seu lado nos bons e maus momentos.

Seja Feliz


Visite nosso site: www.fatudo.wix.com/veterinaria