Pois é pessoal, aqui conhecemos e muito bem, aqui está ele, um mestiço de pit bull, mega brincalhão e que adooooora mangas, não é á toa que seu canil é situado perto de uma mangueira! rs!
Bem, este é o Conan, o pit mais brincalhão que eu já vi!
Boa tarde e, não esqueçam de dar sua opinião em nosso site: www.wix.com /fatudo/veterinaria.
Muitas vezes se lê ou se escuta que a raça Border Collie tem 150, 200, 300 anos de seleção. A origem dessas informações e os motivos que levam a estas conclusões são sempre omitidos ou obscuros. Será possível que há 200 anos, em um determinado dia, um homem inglês, morador na fronteira com a escócia, decidiu fazer uma raça de cães pastores com determinadas características e começou a selecionar? Obviamente não se deu assim.
A seleção de canídeos com aptidão para arrebanhar e trazer o rebanho para determinado lugar existe muito antes do homem ter contato próximo com esses animais. Provavelmente milhões de anos atrás! Não se pode, no entanto, negar que, em um determinado momento histórico um grupo de cães, com características valorizadas e comuns entre si ao mesmo que distintas, em algum grau, de outros grupos, recebeu uma denominação e desde então teve sobre si uma atenção especial e uma seleção direcionada para preservar e aperfeiçoar essas características que os distinguiam. Foi o momento surgimento da raça, mas não o início de sua seleção. Pois se não houvesse seleção desde o início da existência dos canídeos, seja natural ou artificial, não se chegaria nunca a esse grupo de cães.O que se lamenta é ter que escutar que a raça Border Collie, resultado de milhares de anos de seleção, já possui linhagens de trabalho e linhagens de esporte. Mas será que quem fala isso sabe sequer o que é uma linhagem?
Formar uma linhagem não é simplesmente acasalar dois cães que fazem uma atividade específica com alguma eficiência. Acreditar nisso é um erro técnico e lógico. Linhagem é um termo científico que exige muito conhecimento técnico para ser usado com propriedade e correção. No Brasil, por exemplo, não há nenhuma linhagem de Border Collie, seja de trabalho, seja de esporte ou lazer. Não se conhece, também, no mundo todo, nenhuma linhagem de Border Collie reconhecida e consagrada. O que se escuta é muita afirmação sem base técnica e descompromissada.Inteligência, aplicação, precisão, subordinação, cooperação: Atitudes admiráveis que fazem do Border Collie uma inestimável máquina de trabalho para os pecuaristas do mundo todo.
O que não se pode perder de vista é que o Border Collie é fundamentalmente um cão de pastoreio. E foi essa atividade que o moldou, que o selecionou. E que ainda está a selecionar cada vez mais. Foi a seleção para pastoreio que fez possível surgir os campeões de agility, por exemplo! E vai continuar a ser. Não há melhor laboratório para essa seleção desta raça que o trabalho com rebanhos nos campos. E serão dos cães de trabalho com rebanhos que, sem sombra de dúvida, continuarão a sair por muito tempo ainda os melhores animais tanto para trabalho como para o esporte e o lazer. Em Julho de 1906, alguns pastores que se preocupavam com a preservação da raça fundaram a Internacional Sheep Dog Society (ISDS) por encontrarem-se insatisfeitos com o Kennel Club. O descontentamento vinha do fato desta entidade se preocupar mais com o aspecto exterior dos cães do que com as sua funcionalidade. A ISDS é hoje responsável pelo Stud Book que registra os cães de trabalho e que organiza as provas de pastoreio (sheepdog trails).
Em 1918, James Reid, secretário da ISDS, acrescentou pela primeira vez a palavra “Border” a raça que então era conhecida apenas como “collie”, fixando assim o nome Border Collie, “collie da fronteira”.
Primeiramente, feliz ano novo a todos os leitores e clientes, que este ano seja ótimo para todos nós e para nossos amiguinhos!
E dando prosseguimento a nossas matérias, essa semana falaremos dos nossos amigos vira-latas, estes, que possuem tantas qualidades especiais.
fiquei emocionada quando descobri que nossos amigos receberam um belo longa-metragem, um documentário retratando a vida dos S.R.D.s, peguei um trailer para mostrar o projeto magnifico que fizeram sobre eles.